Postagens Recentes:

Cuide do cérebro e aumente a ‘inteligência’

O cérebro pode ser exercitado de forma análoga ao restante do corpo, existem atividades capazes de proporcionar resultados favoráveis no equilíbrio da saúde e aumento da capacidade cognitiva.

Em contrapartida, os traumas ou estresse crônicos geram impactos danosos para as funções executivas (cognição, memória e aprendizagem.) Estimulação constante e cuidados adequados colocam o cérebro em ‘funcionamento pleno’ garantem a longevidade cortical e a plasticidade cerebral representada pela capacidade de montar novas malhas neurais.

a3-rec

Publicado no dia 15/04/2016, Opinião|A3 – Jornal de Piracicaba

Encontrar o equilíbrio cerebral: Existem algumas formas de garantir a aprendizagem, gravar e evocar memórias e manter o cérebro jovem, apesar da idade cronológica.

 O sono é vital, a falta acumulada no dele provoca mudanças dele de humor, julgamentos e decisões, problemas no sistema imunológico, atraso no tempo de reação (latência), entre outros. Segundo as recentes pesquisas das neurociências, uma noite de sono perdida é tão impactante quanto ingerir altas doses de bebidas alcoólicas.

Dicas para dormir bem: O sono é um comportamento aprendido e existem alguns ‘segredos’ para melhoria de sua qualidade. Cada indivíduo tem um tempo
mínimo, em média, sete a oito horas por noite.  As dificuldades para dormir se relacionam ao estresse, ansiedade, conflitos pessoais, automedicação e enfermidades. Para adormecer com facilidade é necessário se libertar dos pensamentos repetitivos e preocupações cotidianas.

Depois de deitar, se estiver desperto após vinte minutos, levante e encontre um local calmo para pensar; a seguir, volte a deitar dando o mesmo tempo, repita esse procedimento quantas vezes for necessário, aos poucos a ansiedade passa e o sono acontece.

-A cama serve para dormir, não utilize a Internet. Smartphones e as telas dos equipamentos eletrônicos, com tecnologia LED emitem grandes quantidades de luz azul, capaz de alterar o ritmo cerebral e inibir a produção de melatonina (hormônio do sono);

 -Ouça músicas ritmadas, sons de chuva, natureza ou ruídos brandos.

-Tome um banho morno antes de deitar, mantenha a regularidade no horário de ir para a cama e também para acordar;

-Utilize roupa de cama e colchão confortáveis (procure um ortopedista e aprenda qual é o tipo mais adequado para seu perfil corporal), utilize cortinas do tipo ‘blackout’ com vedações para proporcionar maior bloqueio da luz e sons
externos;

-A nutrição está intimamente ligada ao funcionamento cerebral, fale com um profissional especializado e mantenha dietas equilibradas de acordo com a idade e atividades desempenhadas.

-Pratique atividades físicas, exercícios significam mais batidas do coração e bombeamento de sangue para o cérebro. Cerca de 25% do fluxo sanguíneo é consumido por este órgão. Boa irrigação garante a chegada dos nutrientes, produção de novas células e diminuição no risco de demência precoce.

Busque a espiritualidade como forma de olhar para dentro, afastar as demandas do mundo material, e buscar para si, uma existência mais pacífica. As práticas espirituais, sejam elas práticas quais forem: oração, contemplação da natureza, silêncio, yoga, relaxamento, criam a conexão com o ‘Divino’ Cada pessoa tem as suas convicções, pode buscar a religiosidade através de pensamentos positivos e atitudes voltadas ao ‘eu interior’.

Caminhe na natureza, longe do barulho e agitação das cidades, corra à beira-mar, faça passeios em córregos, cascatas, trilhas de montanha, florestas ou bosques. A natureza é um calmante poderoso. Encontre um recanto perto de onde mora. Sinta outras texturas, cheiros, temperaturas e reflita ao observar a natureza. Atividades assim, enriquecem o pensamento, facilitam a compreensão das demandas internas e geram possíveis soluções.

Expanda os vínculos sociais, isto desenvolve novas habilidades e estimula a saúde orgânica.  O Humano é um ser social, isso faz parte da constituição genética desde os primórdios. As atividades sociais têm potencial para diminuir a vulnerabilidade às doenças neurodegenerativas, melhoram a capacidade de expressar os sentimentos e comunicar os pensamentos com adequação.

Sobre marcelopelucio (299 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: