Postagens Recentes:

SEMANA DE QUALIDADE DE VIDA “NESTLE”

Segundo Semestre do ano de 2013.
XXXI Turma de Psicologia da Universidade de Marília.
 
Uma missão:
 
Participar da Semana de Qualidade de Vida da Nestle realizando triagens, encaminhamentos e participações com diversos temas (Qualidade de Vida, Saúde Mental, Dependência Química, Depressão, Stress, Ansiedade, Valor da Vida).
 
Nossas Mestras ansiavam por atividades que proporcionassem além do bem-estar dos colaboradores daquela empresa, também, enaltecer o nome e o alto grau de capacitação do corpo docente e oferecer aos discentes do curso de Formação de Psicólogos a oportunidade de desenvolvimento pessoal e acadêmico durante a realização do evento naquele estabelecimento industrial transnacional e tão respeitado.
 
Várias atividades foram realizadas durante o período compreendido entre 02 e 06/09/2013 e a Qualidade de Vida esteve em pauta. Além das atividades realizadas pelos alunos, no mesmo recinto, outras participações com temas variados sobre saúde, apoio, orientações advocatícias, exercícios físicos, testes de acuidade visual, massagem e outros assuntos.
 
Com o objetivo de oferecer momentos informativos com descontração, apoio e integração dos colaboradores da empresa contribuímos para a melhoria da autoestima buscando uma compreensão sobre a qualidade de vida, pontualidade e produção no trabalho.
 
Esse relatório aponta que a turma participou ativamente, com afinco e dedicação, distribuindo as tarefas diárias, os colegas mostraram com trabalho sério e sorriso no rosto que o profissional psicólogo é aquela pessoa que tem prazer em falar e apoiar o ser humano nas diferentes necessidades oriundas do convívio social e compreensão de si próprio. Divididos em turnos matutino, vespertino e noturno, as mesas destinadas aos futuros profissionais foram visitadas por mais de uma centena de colaboradores, o que, segundo os organizadores, ofereceu um tipo especial de “mais valia”, ou seja, demostraram organizador e público que nossa turma defendeu honradamente a tarefa solicitada.
 
No geral, pode-se dizer que a avaliação é altamente positiva e isso nos permite crer que as atividades como estas nas empresas são valorosas e trazem melhora no ambiente de trabalho e possível aumento de produtividade.
 
Oferecendo como crítica construtiva, talvez, tenha faltado aplicar uma pesquisa ou cartões com algumas perguntas acerca da opinião e avaliação dos participantes no transcorrer do evento que seria de extrema importância para pautar a organização de outros eventos desse tipo na empresa e os resultados poderiam auxiliar nas ações.
 
Sugestão: Criação de uma agenda de eventos, no futuro, com essa mesma natureza, em diferentes empresas e empreendimentos; incluindo oficinas, workshops, no período anual de realização da SAPSI e envolvendo todos os alunos do curso de psicologia.
 
No meu caso particular, informo que foi bastante prazeroso participar com a fala sobre “Qual é o valor da Vida” e ministra-la foi para mim uma grande honra.
 
Muitas vezes a “Qualidade de Vida” acaba sendo associada às condições financeiras de um indivíduo ou família, de certo, o dinheiro é o meio com o qual, intermediamos o atendimento das necessidades básicas de alimentação e moradia, realização dos desejos pessoais, honrar compromissos e ele causa tremenda influência.
 
Óbvio.
 
Vivemos num sistema capitalista.
 
No entanto, as questões financeiras são somente uma entre diversas variáveis que influenciam na “qualidade de vida”, existem inclusive, pesquisas que demonstram como países que tem economias minúsculas são aqueles que demonstram taxas de suicídios baixíssimas comparados com outros países altamente desenvolvidos e com “PIB” altíssimo. Provando que o tamanho da força financeira de um país não denota a felicidade de seu povo.
 
Portanto, a oportunidade de falar àquela comunidade sobre os conceitos que carrego sobre a Vida e Seu Valor, expurgado as questões financeiras e embasado naquilo que estudo, leio, pesquisas e de produção própria nesses mais de 25 anos de “bancos escolares” e oferecer através de cadência de pensamentos, com a liberdade que foi oferecida as estratégias que conheço baseadas no Amor e agradecimento por ser brindado com a VIDA me deu a felicidade de dizer no final dessas linhas:
 
Missão Cumprida!
 
 
Marcelo Pelucio
Aluno do 8º. Termo do
Curso de Formação de
Psicólogos – 2013
Sobre marcelopelucio (305 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: