Postagens Recentes:

Como cuidar do cérebro e desenvolver a inteligência

Crédito: creationsciencenews

Crédito: creationsciencenews

Neste texto estão abordados alguns itens importantes que garantem o bom funcionamento, manutenção e desenvolvimento do cérebro.

O cérebro pode ser exercitado da mesma forma que o corpo, existem atividades muito simples que geram excelentes resultados no aumento da capacidade cognitiva e intelectual, e elas trazem  maior equilíbrio na saúde. Os traumas ou estresse crônico geram impactos ruins para a cognição, memórias e aprendizagem.

Entenda como buscar o equilíbrio orgânico e cerebral.

Algumas dicas para a saúde do cérebro

Sono – Uma boa noite de sono é vital para o bom funcionamento cerebral. A falta acumulada do sono provoca problemas de memória, nos julgamentos e decisões executivas, latência em eventos (atraso no tempo de reação), além de outras dificuldades nas funções cerebrais.

Crédito: brasilescola

Crédito: brasilescola

Como exemplo: Segundo as mais recentes pesquisas das neurociências, perder uma noite de sono são impactantes, tal como, exames com altas quantidades de álcool no sangue quando se faz o uso de bebidas. Em média, o Ser Humano precisa dormir entre sete e oito horas por noite, alguns precisam cinco, outros dez.

A vida estressante na atualidade gera as dificuldades ao adormecer.

O segredo é ser capaz de se desligar do estresse diário, ansiedade, conflitos pessoais e nunca se automedicar. Se você é um daqueles que diz ter dificuldades para dormir, fique tranquilo:  o sono é um comportamento aprendido e poder ser alterado.

Para adormecer, você precisa estar livre dos pensamentos repetitivos da vida, ansiedades e preocupações, caso ocorra de estar desperto ainda depois de vinte minutos deitado, levante e encontre um local da casa para pensar; até  estar calmo, volte a deitar dando o mesmo tempo, se não adormecer repita quantas vezes for necessário esse procedimento, perceba que aos poucos as ansiedades passam e o sono acontece.

        Algumas sugestões para melhorar o sono:

A cama serve para dormir!

NÃO utilize internet, os smartphones e computadores, emitem luzes que capazes de alterar seu ritmo e desperta-lo;

– ouça músicas ritmadas, sonhos de chuva, natureza ou ruídos brandos. Tome um banho morno antes de deitar, mantenha a regularidade no horário de ir para a cama e também para acordar;

 criar um ritmo faz adormecer com facilidade;

– utilize roupa de cama e colchão confortáveis (procurar um ortopedista e aprender qual é o tipo mais adequado para seu perfil corporal também fica recomendado), cortinas no quarto do tipo “blackout” e com vedações que proporcionem maior bloqueio dos sons externos;

– caminhar diariamente e realizar exercícios físicos com regularidade, caso não tenha essa rotina e for realizar aos finais de semana, sempre o faça com cautela e evite exageros.

Alimentação – A sua nutrição está intimamente ligada ao desenvolvimento cerebral e seu funcionamento ao longo da vida e com a possibilidade de diminuir os riscos de doenças crônicas relacionadas à idade, tais como: as demências e mal de Alzheimer, além disso, uma dieta saudável reduz o risco dessas doenças futuras, reduza o uso de cafeína. Cuide do seu bem estar mental e físico e mantenha seu corpo livre do excesso de peso.

Atividade Física – O cérebro consome altas doses de oxigênio e nutrientes que são carregados pela corrente sanguínea toda vez que seu coração bombeia sangue, em torno de 25% vai diretamente ao cérebro, então, manter uma atividade física regular pode aumentar o fluxo sanguíneo, desencadear alterações “neuroquímicas”, produzir novas células e diminuir o risco de demência precoce.

espiritualidade

imagem disponível na Internet

Espiritualidade – A apreciação de valores religiosos, em essência, é menos do que chamamos de espiritualidade. Porque a espiritualidade é uma forma de você olhar para dentro, afastar as demandas do mundo material e externo, e buscar para si, uma existência mais pacífica.

Isso significa que: Você se nas práticas espirituais, sejam elas quais forem: oração, contemplação da natureza, silêncio momentâneo realizado com rotina, yoga, relaxamento, entre outros, irão conectá-lo com o “eu interior”, ou seja, com o Divino. Cada pessoa com as suas convicções e crenças pode buscar nas meditações, mais felicidade, pensamentos positivos e pacíficos.

Essas são algumas formas de aliviar o estresse diário, entender e conhecer suas demandas internas.

As práticas descritas abaixo, estão baseadas em estudos recentes e, também, nos registros históricos e milenares que tem potencial para melhorar a imunidade, garantir longevidade; nos hospitais e clínicas pode gerar altas antecipadas e outros benefícios.

Caminhar na natureza, ficar longe do barulho e agitação das cidades, da vida profissional e familiar; uma corrida de beira-mar ou passeio num córrego, cascata, trilha de montanha, floresta, bosque ou natureza é um calmante natural. (Você mora no planeta Terra: sempre tem um recanto natural por perto)

Sinta outras texturas, cheiros, temperatura e reflita ou observar a natureza. Atividades assim, enriquecem seu pensamento, espiritualidade, compreensão de suas demandas internas, geram possíveis soluções e caminhos.

Fazer meditações numa pequena fração de tempo, dez a quinze minutos diários são suficientes para acalmar a mente, focar nas coisas importantes e manter a preparação para o convívio em sociedade.

O mundo está cada vez mais competitivo e caótico, essas práticas proporcionam uma paz interior e o descanso passa a ser uma consequência.

Socialização – O Humano é um ser social, isso faz parte da constituição genética desde os primórdios. Como exemplo, as pessoas que apresentam uma depressão tendem a isolar-se e por isso, isoladas apresentam pioras no seu quadro de humor, cognitivo, orgânico e psíquico.

imagem disponível na Internet

imagem disponível na Internet

Ser saudável significa manter a capacidade de socializar, as atividades sociais geram impactos sobre a saúde cerebral. O isolamento aumenta a vulnerabilidade às doenças neurodegenerativas que geram as demências.

Manter-se em estado social, significa ter a capacidade de criar, expressar sentimentos, colocar em prática o pensamento crítico, comunicar os pensamentos com adequação proporciona integração à sociedade, família, amigos e local de trabalho. Somente vivendo em sociedade uma pessoa é capaz de desenvolver novas habilidades, garantindo a saúde orgânica e principalmente cerebral e expandir seus vínculos sociais.

Estimulação Mental – O cérebro possui uma “plasticidade” (capacidade de montar novas malhas neurais), aprende e reaprende, grava e evoca memórias. Somente a estimulação constante, coloca o cérebro em “funcionamento pleno”, garante a longevidade cerebral e sua plasticidade mantém o cérebro jovem apesar de sua idade cronológica.

Sobre marcelopelucio (299 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

1 comentário em Como cuidar do cérebro e desenvolver a inteligência

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Os cérebros mais eficazes são os das pessoas mais distraídas | MARCELO PELUCIO
  2. O SIGNIFICADO DOS SONHOS | MARCELO PELUCIO
  3. Cérebro Humano: Um verdadeiro computador orgânico | MARCELO PELUCIO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: