Postagens Recentes:

UMA IDADE FUNCIONAL

A psicologia, desde o início, contribui para o desenvolvimento humano e os estudos mais recentes oferecem avanços importantes para acompanhar os assuntos sobre depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo ou distúrbios alimentares, relacionamentos, entre muitos outros. Ampliam-se as perspectivas, concentrando num futuro promissor em criatividade, altruísmo e qualidade de vida.

funcional2-rodin

Dois pontos fundamentais ligados à idade: um imediatamente visível por causar mudanças externas (corporais e fisionômicas) e outro das funções orgânicas, cognitivas e subjetivas não tão claras para o observador desatento, mas em constantes mudanças, que dão excelentes pistas das condições de cada indivíduo.

A influência da idade nas ações humanas, independente das alterações, acontecem baseadas nas relações sociais, escolhas no estilo de vida, época e local, ou com quem são partilhadas as vivências.

Apaixonou, tornou-se sábio ou digno?

As pessoas esperam dos outros comportamentos ajustados num tipo de ‘relógio social’, capaz de definir a ordem geral e cronológica para as coisas acontecerem em cada momento. Nesta linha, crianças devem estar na escola, jovens adultos na universidade e os grisalhos, aposentados. Não é raro causar estranheza quando uma pessoa de meia idade ainda vive na casa dos pais, à base de mesadas, ‘eterno estudante’, sem desenvolver um rol de amigos.

Você pode tentar alterar o ‘calendário’, é claro, mas a sociedade promulga normas conjuntas e espera que os eventos ocorram da forma ajustada. A idade cronológica e o calendário ‘imposto’ pela malha social se contrapõe, as pessoas com um tipo de relógio biológico diferente ou evoluído – o maior inimigo é cultural.

A idade psicológica do sujeito não corresponde necessariamente à cronológica e, em alguns casos, ao relógio biológico mais universal. A capacidade de pensar de forma crítica e diferente do tradicional, medir as similaridades e diferenças encontradas no lugar onde vive e lidar com o próprio envelhecimento, pode tornar saudável o posicionamento dissonante de alguém, frente a idade contada desde o seu nascimento.

Esse ‘pacote’ menos tradicional de comportamento denota a ‘idade funcional’ — se construída com bases sólidas, será uma das forças para retardar a chegada da velhice e a associação de doenças físicas, mentais (demências), crises ou isolamentos sociais encontrados nas faixas etárias mais avançadas.

A fluidez da inteligência, conhecimento, vocabulário, habilidades verbais e treino das funções executivas do cérebro melhoram a vida adulta — pensamentos e práticas saudáveis alteram significativamente as condições psicológicas e atrasam o processo senil.

Psicólogos do desenvolvimento estudam certos aspectos do comportamento adulto e atribuem desconexão da idade cronológica com as capacidades cognitivas, sociais e orgânicas.

O declínio é inevitável e natural, em contrapartida, os recursos acumulados ao longo da vida e baseados nas experiências, conhecimento, visão estratégica e habilidades especializadas, oferecem um aumento da vida útil sob as condições certas.

As intervenções centradas no existencialismo apresentam-se eficazes em termos do bem-estar pessoal, incluem práticas que promovem a mudança de atenção para aspectos gratificantes, sem necessariamente, contar o número de dias vividos ou futuros.

Portanto, em si apenas, a idade cronológica é uma base incerta para previsões sobre as características psicológicas e orgânicas de qualquer um.

Sobre marcelopelucio (300 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: