Postagens Recentes:

UMA PROPRIEDADE ÚNICA

Desde a antiguidade, os estudos sobre o pensamento e comportamentos dos humanos se apresentam como fontes inesgotáveis de informações para os filósofos e pesquisadores. A ciência taxonômica classifica os seres vivos de acordo com critérios previamente estabelecidos, nossa espécie se autodenomina como um animal sábio ou homo sapiens (homem que sabe).

unica-18Criaturas que vivem, reproduzem em todos os recantos do planeta e ocupam o topo da cadeia alimentar. Capazes de usarem o pensamento através de uma estrutura lógica, decorrente disto, possibilidades infinitesimais, chegam a extrapolar a própria estrutura anatômica, condições ambientais ou evolutivas e nas experiências cotidianas abrem novas perspectivas advindas deste ponto comum.

Pensar é uma propriedade única que promove a liberdade de experimentar coisas novas, todos os dias. Alguns desperdiçam boas chances e encontram pela frente muitos grilhões, mas isto é apenas uma das consequências ligadas aos erros de escolhas em desacordo com os verdadeiros desejos ou regras sociais.

A psicologia analisa este assunto sob diversas perspectivas: a mais antiga é a psicodinâmica formulada por Freud – mostra foco na força dos processos inconscientes para investigar os comportamentos e reconhece a influência das experiências passadas. Na teoria cognitiva, não se descrevem diferença entre consciente e inconsciente, segundo ela, significação está baseada no contexto do processamento intelectual e componente emocional. A Biológica olha para os problemas e ações humanas com base na estrutura genética, sistemas orgânicos e cerebrais e a Comportamental (Behaviorismo) trabalha com os comportamentos aprendidos e observáveis.

Na década de 50 do século passado, em tempos da guerra fria, surgiram os movimentos humanísticos – Maslow e Rogers representam este modelo psicológico e o Positivismo, bem mais recente tem aí suas raízes e os ‘Coaching’ absorveram estas ideias.

Qual delas está certa?

Além de existirem muitas outras, nenhuma está certa ou errada e são complementares entre si. Na realidade, o aperfeiçoamento é constante em cada abordagem e o psicólogo, no ambiente terapêutico, precisa ’cavar’ fundo, correndo atrás de ‘insights’ a fim de auxiliar o paciente.

Olhar para as diferenças potencializa os processos, sem perder de vistas as variedades dos seres – individualistas, se colocados em grupo talvez apresentem esforços mínimos, enquanto outros maximizem os resultados na mesma circunstância. A receita mais provável para atingir as metas pessoais, pode estar na saída da zona de conforto e desenvolver novas habilidades, sobretudo, com a melhoria na formação do pensamento.

Para se tornarem livres e felizes, as pessoas precisam estar dispostas a sacrificar o prazer de curto prazo, normalmente uma tarefa nada fácil ou agradável. Com ou sem a ajuda profissional, todos precisam de metas bem definidas, com um plano para seguir e alcançar.

No senso comum, a economia no funcionamento cerebral recebe o nome de ‘Preguiça Mental’, termo utilizado para explicar facilmente a maior dificuldade de mudar ou expandir o pensamento. Juntas, todas as estruturas encefálicas consomem praticamente 25% da energia produzida pelo organismo.

Conquistas pessoais encontram resultados satisfatórios quando estão baseadas nas práticas de pensar, organizar e treinar. Um dos melhores jogadores de basquete no mundo, primeiro criava e treinava as jogadas em sua mente; na sequência, na quadra e sozinho colocava tudo em prática para superar as dificuldades físicas, antes e após os treinos regulares e coletivos repetia exaustivamente cada uma delas antes de utilizá-las. Antes de ‘suar a camisa’ o preço ‘pago’ pelo desenvolvimento de habilidades era alto.

Pense nos benefícios!

#animal #antiguidade #behaviorismo #beneficio #biologica #camisa #cerebral #coaching #cognitiva #conquista #disposta #emocional #estudo #feliz #freud #homosapiens #livre #maslow #pensamento #positivismo #preguiçamental #rogers #sozinho #suar #taxonômica #umapropriedadeunica #marcelopelucio #psicologiaavançada #jp #jornaldepiracicaba

20161216-a3

Sobre marcelopelucio (306 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

1 comentário em UMA PROPRIEDADE ÚNICA

  1. Maravilha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: