É o jovem que decide: Dicas para escolher a carreira
Explorar – Buscar informações sobre os diferentes cursos. Planejar – Classificar as diferentes opções em ordem de prioridade. Decidir quais os passos que precisa tomar para obter mais informações sobre as opções favoritas, para melhorar as chances de sucesso. |
LEIA TAMBÉM – ESTUDO SOBRE EMPREGABILIDADE E EMPRESABILIDADE: https://marcelopelucio.org/2013/11/02/empregabilidade-e-empresabilidade-em-gestao-de-pessoas/
Como gosta de aprender?
Diferentes opções diferem na forma de aprendizagem.
Por exemplo:
Alguns preferem cursos de educação, enquanto outros vão se envolver diretamente com emprego ou com o trabalho prático de projetos em sala de aula.
Se gosta de aprender em sala de aula com os exames, fazendo um curso de formação geral ou sozinho. Quem prefere o trabalho prático de projeto pode se lançar diretamente sobre a experiência que encontrará no futuro trabalho e buscar um curso profissionalizante.
Se gosta de aprender novas habilidades, enquanto trabalha, pode procurar um estágio ou emprego com treinamento.
Se prefere aprender passo-a-passo em seu próprio ritmo e ganhar algumas habilidades cotidianas úteis, um programa especial pode ser a escolha certa.
O mundo do trabalho está mudando o tempo todo. Para planejar sua carreira, você precisa saber mais sobre os tipos de postos de trabalho que estão disponíveis no mercado atual, e quais são promissoras no futuro. Para obter alguma inspiração, olhar os sítios (sites) de Internet que apresentam vídeos e estudos de caso de pessoas em diferentes carreiras pode ser uma opção válida.
Esses vídeos e materiais disponíveis na Internet ajudam a explorar suas próprias ideias, interesses e descobrir mais sobre centenas de empregos diferentes para que possa decidir qual o caminho tomar. As escolas e faculdades devem ser responsáveis por garantir que as carreiras e aconselhamento estejam disponível para os seus alunos, mas a realidade nem sempre é assim.
Escolha da carreira
Há cada vez menos empregos que não exigem qualificação. Na verdade, nos próximos 20 anos quase a metade dos postos de trabalho exigirão no mínimo uma qualificação de nível superior.
A Orientação Profissional
Você sabia?
Que muitas das principais carreiras em áreas de alta tecnologia, como computação, engenharia e pesquisa nem sequer existiam há vinte anos!
Também houve um grande aumento de postos de trabalho de cuidadores, tanto de crianças como de pessoas mais velhas.
Uma vez que encontrar os seus próprios interesses, pode tentar responder as quatro perguntas abaixo:
Posso começar esta carreira direto da escola?
Isso pode depender das qualificações que você têm ou estão previstas para começar quando sair da escola. Lembre-se, a maioria dos postos de trabalho nos dias de hoje pedem algumas qualificações.
Poderia fazer um estágio?
Para algumas áreas de trabalho, o aprendizado é uma das principais maneiras de começar a sua carreira. Pode ser necessário obter algumas qualificações antes de começar.
Preciso conseguir muitas qualificações?
Pode ser necessário ganhar qualificações na escola, curso profissionalizante ou curso universitário. Descubra quais assuntos e tipos de qualificação são necessárias.
Preciso trabalhar minha autoconfiança e habilidades?
Sentir-se pronto para iniciar um curso de qualquer nível é algo bem importante e necessário.
Tenha um plano “B”!
Mesmo que tenha a sua carreira ideal em mente, é uma boa ideia pensar em outras opções, caso as coisas não funcionam do jeito que planejar. Isto é especialmente importante se estiver buscando um curso muito disputado na atualidade, com possibilidades de crescimento rápido e excelente remuneração ou dependa de concursos públicos.
Por exemplo:
Se não obtiver as notas esperadas ou forem cortadas as vagas disponíveis será preciso ter uma boa alternativa para não causar frustração excessiva.
Por isso, pensar sobre a escolha de uma carreira alternativa, segunda ou terceira opção deve estar pronta, no caso de necessária mudança de planos.
Artigo originalmente publicado no site: http://www.yesmarilia.com
Deixe um comentário