Postagens Recentes:

UMA ANÁLISE MINUCIOSA

O mundo das escolhas é vasto, com muitos caminhos para percorrer e sob tempestades diferentes, acertar o “guarda-chuva” ideal para cada momento, pode se transformar numa tarefa assustadora.

Em 1928, Henry Ford escreveu: “O cliente pode ter o carro de qualquer cor, desde que seja preto”. No século XXI, as volumosas variedades de escolhas transformam esse momento histórico em algo sem precedentes. Atualmente cores e modelos de carros variam, tal como, os telefones, produtos eletroeletrônicos, estilo de vida, roupas e tudo mais. Diante de tantas resoluções necessárias, o ineditismo significa, ficar com “a” hoje, força a desistência de qualquer outra “letra do alfabeto” amanhã.

Porque as diferentes alternativas afetam os estados emocionais?

Predileções fazem parte da essência de cada indivíduo, em linhas gerais, ficam impregnadas na sua personalidade e estão repletas de complexidades – nem sempre são racionais e podem refletir opções semânticas com poucas diferenças reais entre elas. Quanto a oportunidade de preferir, demanda o uso das funções executivas que ocorrem no córtex pré-frontal, área proeminente da caixa craniana e responsável por grandes gastos de energia psíquica. No caso de as decisões forem tomadas impulsivamente, ao invés do cuidadoso olhar sobre as suas consequências e resultarem em problemas, também provocarão o consumo de outras energias orgânicas.

E como desenvolver habilidades nas tomadas de decisão?

As habilidades e o conhecimento são moldados conforme as vivências e dilemas de cada pessoa e sua trajetória passa pelo aprimoramento na flexibilidade cognitiva, frente as variadas demandas. A utilização de ferramentas e recursos adequados para interagir com as estratégias baseadas em análise minuciosa, precisa encontrar maneiras de desafiar a visão atual e verificar a coleta de informações se está calcada em fatos ou palpites. Além de buscar informações em fontes seguras, manter uma abordagem de múltiplas perspectivas, sem medo de ouvir opiniões divergentes.

Expressar o livre arbítrio requisita do ator principal, capacidade inventiva, inata no ser humano e implícita na heurística – um método de investigação criteriosa, afim de colocar ideias em pauta e depurar os seus problemas, separando-os em partes mais simples. Estratégias com base em poucas informações, mas com resultados positivos devido a divisão entre o julgamento pessoal e a metodologia adequada que provoca inclinação por ações mais lógicas. Sem esses cuidados ou pressionado por pessoas detentoras de poder, no subconsciente, dados inconsistentes surgem baseados em percepções nem sempre confiáveis.

A tendência de culpar os outros quando as coisas saem do eixo, nada resolve.

Faça diferente, seja gentil consigo mesmo, procure refletir objetivamente acerca de cada situação, trabalhe para garantir o maior tempo possível entre pensar, sentir ou processar informações relevantes antes de agir.

Os sistemas de crenças influenciam o desfecho, procure entender a relevância para dosar os esforços, fique atento e seja uma pessoa cuidadosa nas generalizações. Simples, emergenciais ou reativas praticamente todas as escolhas refletem os padrões de pensamento do cérebro, dispositivo notável e disponível para intuir, prever e autocontrolar.

#JP #jornaldepiracicaba #marcelopelucio #psicologiaavançada #escolha#vasto #henryford #gentil #autocontrolar #intuir #guardachuva

#tarefa#assustadora #essência #tomadadedecisão #decisão #moldado

Sobre marcelopelucio (306 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: