Postagens Recentes:

Tratamento de depressão e a Terapia Cognitivo Comportamental

aaron-beck

Aaron Beck criador da Terapia  Cognitivo Comportamental

A depressão é um transtorno psíquico tratado invariavelmente com antidepressivos quando o diagnóstico atribui a classificação: moderada ou grave.

Os pacientes que não respondem bem aos medicamentos encontram na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) uma ferramenta eficaz da psicologia que pode reduzir os sintomas e oferecer ao paciente uma qualidade melhor de vida com resultados rápidos e algumas vezes plenos.

Essa forma de terapia foi criada a partir dos estudos de Aaron Beck baseada em vários outros trabalho desenvolvidos por: Albert Ellis, B.F.Skinner e outros pesquisadores, mas não foca apenas nos princípios clássicos de condicionamento operante, traz novas descobertas e resultados animadores, duradouros e comprovados cientificamente. A TCC se propõe a preparar o paciente para ser o próprio terapeuta ao reconhecer os estados físicos, psíquicos, orgânicos e como mudar os comportamentos frente aos problemas cotidianos.

Não existem testes divulgados em grande escala que levem em consideração os aspectos farmacológicos frente ao atendimento psicoterápico, mas pesquisadores das universidades Glasgow, Bristol e Exeter na Inglaterra trabalham neste tema que leva em consideração as pessoas que não respondem ao tratamento medicamentoso.

Universidade de Exeter - Reino Unido

Universidade de Exeter – Reino Unido

Outras instituições acadêmicas americanas também pesquisam sobre o assunto e  têm encontrado na TCC uma redução do quadro depressivo quando as técnicas são corretamente aplicadas.

No Brasil, existe um agravante ao tema, os antidepressivos são encarados como tratamento de primeira linha contra os sintomas da depressão e tratamentos psicológicos normalmente ocorrem fora da rede pública de saúde em consultórios particulares, uma boa parte dos milhões de indivíduos que fazem o uso contínuo dos medicamentos não têm condições financeiras para passar por psicoterapia. Isso demonstra claramente a necessidade de disponibilizar profissionais psicólogos especializados na TCC para o atender no SUS e possivelmente encontrar a cura através de métodos alternativos e menos agressivos ao organismo.

 

Sobre marcelopelucio (306 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: