Postagens Recentes:

UM CICLO VIRTUOSO

A vida cotidiana reserva diversas emoções negativas. Entre elas a raiva, ciúme, medo, vergonha ou arrependimento – visto assim, aparenta ser pesaroso o desenrolar dos dias e encurtá-los, uma boa medida. Em vez disso, de modo geral, o ser humano investe na extensão da própria existência e durante toda a trama histórica, indaga sobre a ‘fórmula’ da eternidade.

Desde a civilização egípcia, permanece o legado da Alquimia, pseudociência focada na criação de múltiplas substâncias ‘mágicas’. Seu clímax sobreveio na Idade Média, seguidores e místicos buscavam incessantemente, o ‘elixir da vida’ – substância transcendental e supostamente preparada para oferecer a panaceia da imortalidade. Igualmente, na transmutação, reações químicas capazes de converter os metais comuns em ouro ou prata.

Apesar de distante dos protocolos aceitos pelas ciências formais, influencia parte do pensamento humano até hoje. Neste formato foi o ponto inicial da química, homeopatia, hipnose, aromaterapia, acupuntura…

As constatações baseadas em dimensões positivas e reais da força mental, evolução e coragem, impulsionam a Psicologia Positiva, embora opostas ao misticismo, recebem outorga de influência análoga.

No livro “O Alquimista” de Paulo Coelho, o personagem principal chamado Santiago, segue várias jornadas à caça do tesouro que sonhou. Pessoas misteriosas surgem no caminho e suas convicções e valores mudam aos poucos.

Nesta ficção está cunhada a conhecida frase “o universo conspira a nosso favor”.

Algumas pessoas mostram garra ao enfrentar as adversidades, mobilizam o pensamento e ampliam seus horizontes para manter equilíbrio da saúde mental.

Qual seria o eixo comum na ampliação dessas fronteiras?

Esse assunto é motivo para os pesquisadores procurarem vários porquês.

Ainda na obra citada, o esforço para ‘rodar o mundo’ atrás de um tesouro, evidencia a importância de viver o presente recheado de prazer e bom humor. Um sorriso permanente ajuda, mas não é o fator preponderante, segundo o entendimento do senso comum. Nunca se deve ignorar as reivindicações internas e, também dos entes ao seu redor. Uma boa estratégia utiliza como padrão primordial a sinceridade, gratidão, responsabilidade com a massa corpórea contra a ingestão de qualquer substância prejudicial, em particular.

E as pessoas para a qual, sem nenhum esforço, tudo parece dar certo?

Olhadas atentamente ao ‘microscópio’, apresentam problemas similares aos demais. Suas diferenças, normalmente estão na forma como utilizam a resiliência para solucionar os dilemas, sem valorizar as pequenas coisas enquanto as maiores estão por vir. Miram no autoconhecimento e transformam a sua imagem refletida no espelho, independente da origem, estatura ou estereótipo qualquer.

Simplifique a vida, expurgue os interesses egoístas e as mudanças fluirão no caminho para descobrir o verdadeiro propósito de viver.

Positivistas, em nenhuma circunstância, possuem controle do sobrenatural ou se colocam ‘anos luz’ à frente. Na realidade, ‘dominam’ um método que faz sentido: trabalhar a autoestima em todos os momentos, sejam eles quais forem focando a melhoria do dia a dia.

Portanto, olhe para dentro de si mesmo, encontre motivos para o altruísmo – solidariedade e trabalho voluntário desenvolvem a capacidade interna de elevar o moral. As evidências do desenvolvimento humano são encontradas no interior de cada um, sem a necessidade de câmeras ou pessoas observando.

O senso crítico ameno e contínuo faz a profilaxia contra os ‘machucados’ e proporciona segurança, enquanto a confiança aumenta. Sempre será indispensável, extrair o melhor de cada acontecimento, persistir nos sonhos e saber para aonde aponta a sua bússola!

#adversidade #alquimista #arrependimento #bussula #ciume #constatação#cotidiana #ente #JP 

#jornaldepiracicaba #espelho #estereotipo#existencia #ficção #formais #marcelopelucio #microscópio #

mistico#paulocoelho #persistir #positivista #profilaxia #protocolo#psicologiapositiva #psicologiaavançada 

#RAIVA #sonho #vergonha


Sobre marcelopelucio (306 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: