Postagens Recentes:

Entrevista de emprego: O que fazer?

Abaixo você encontrará algumas dicas a respeito dos questionamentos que são levantados nas entrevistas de seleção de trabalho.

O profissional que conduz um processo seletivo tem em mente as necessidades da empresa que representa, assume responsabilidades e está buscando a verdade sobre o candidato.

carreiras2

As entrevistas são marcadas com antecedência e estar preparado para explicar quem você é:

  • Seus pontos fortes e fracos (seja honesto sem dizer a maior fraqueza);
  • Motivos que te levaram a escolher a profissão ou empresa;
  • Falar sobre seus sonhos, desejos ou projetos pessoais a médio e longo prazo;
  • Quais as suas atividades atuais e outras entrevistas sem dizer “onde” e sim “o que ou como”;
  • Oferecer pelo menos um motivo específico que o qualifique para a vaga pretendida;
  • Relato rápido dos motivos que o tiraram do ultimo emprego (esse é um ponto de risco, explique a partir de uma boa perspectiva de forma suave e sem críticas ao empregador anterior);
  • Pretensão salarial definida a partir das suas capacidades, experiências e práticadas de mercado para o cargo oferecido;
  • Falar de assuntos relevantes e acrescentar o que possivelmente faltou ao longo da entrevista.                                                     – Esse é o papel do entrevistado.

Um entrevistador traz consigo uma lista mental de habilidades, características de personalidade e experiências necessárias para execução das tarefas e está focado na localização destes talentos capazes de atuar com excelência. Existe uma imagem formatada a respeito do colaborador ideal para a vaga e na sua mente estão as perguntas: (“Quem eu devo escolher” ou “Por que contratar este ou aquele candidato”)..

O candidato assume o papel de convencer o recrutador que é a melhor opção, mas a sinceridade deve permear sua conduta.

Cada entrevista tem as suas peculiaridades e este é o motivo fundamental para uma preparação prévia que demonstre os melhores aspectos de si mesmo, apresentação racional e impactante.

Use palavras do seu vocabulário para evitar “engasgos” e não utilize generalidades, seja específico, consistente e objetivo.

Boa Sorte!

Sobre marcelopelucio (306 artigos)
Possui habilidades comprovadas para encontrar talentos, montar, treinar e organizar equipes. Melhora o clima organizacional das empresas, escolas e organismos nos quais atua. Encontra o sucesso em diversas áreas da atividade humana e detém várias premiações. Sua vida acadêmica conta com quase três décadas de estudos, possui cinco títulos acadêmicos (graduações, especialização e aperfeiçoamento), centenas de cursos dentro e fora do Brasil. http://www.marcelopelucio.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: