Projeto alternativo reúne nove partidos com presidente estadual do PSDB
O que era para ser uma simples apresentação do empresário Marcelo Pelúcio como coordenador regional do ITV (Instituto Teotônio Vilela), braço do PSDB para formação política no estado, acabou virando um mega encontro suprapartidário que reuniu nove siglas na noite de sexta-feira passada, dia 13.
Além dos tucanos, participaram do encontro lideranças do PC do B, PV, PMDB, PTB, PRP, PLS, PSD e PT, além do presidente estadual do PSDB o deputado Pedro Tobias que prestigiou o evento e assinalou apoio incondicional ao grupo que forma a 3 Via que tem como principais pré-candidatos a prefeito de Marília o jornalista José Ursílio, o ex-deputado Joseph Zuza e o vereador Eduardo Nascimento.
Representantes de nove partidos que reúnem a 3ª Via
O encontro durou cerca de três horas. O deputado Pedro Tobias ressaltou a necessidade de uma coalizão para que o grupo vença as eleições deste ano. E disse que o PSDB estadual vai declinar apoio integral para a terceira via.
“Bons nomes já vi que aqui não faltam. Temos agora que apresentar para a sociedade o projeto de governo, a mudança que o povo quer”, disse.
Representantes de todos os partidos falaram durante o encontro e o discurso de união foi predominante. O vereador Sidney Gobetti ressaltou ainda a necessidade de o grupo retomar um instrumento de alcance social para divulgar suas propostas.
“É um compromisso que todos nós aqui temos que assumir em recolocar a voz da coragem na mídia. A oposição precisa de um lugar para expor suas idéias para a sociedade”, disse.
Gobetti se referia ao jornalista José Ursílio que durante os últimos cinco anos abriu os microfones da rádio Dirceu AM e Diário FM, além das páginas do jornal Diário, para o debate político saudável e a explanação de ideias da oposição, antes de ser afastado da direção dos veículos de comunicação após a venda do complexo para o grupo do deputado federal Abelardo Camarinha.
Ainda segundo Gobetti, é preciso retomar um espaço na mídia para mostrar que “Camarinha e Bulgareli são farinha do mesmo saco”. Como exemplo ele citou a divisão da propina da merenda feita pelos dois nos últimos anos que culminou com o desvio de mais de R$ 2,6 milhões, alimentação que nunca chegou para alunos da rede municipal.
O encontro reuniu aproximadamente 70 pessoas. Além de políticos, representantes da sociedade civil e da Matra (Marília Transparente) como o presidente Oswaldo Andrade também estiveram presentes. Um deles, o arquiteto Ari Rezende, que integra o PMDB, disse que espera uma união de forças para vencer a eleição deste ano.
Além de Camarinha, a posição de seu filho Vinícius, deputado estadual, também foi alvo de críticas, que começaram com o discurso do ex-prefeito Theobaldo de Oliveira Lyrio.
“Deputado de obra pronta, diz que conquistou a duplicação da rodovia Marília a Bauru, mas era um bebê quando a obra começou”, disparou.
Theobaldo, que é vice presidente do PTB, cobrou ainda maior apoio do governo as bases e elogiou a postura do PSDB de ter um presidente estadual radicado no interior. Para ele, o próximo passo seria prestigiar mais os diretórios municipais evitando, assim, oportunismo como de Vinícius Camarinha.
No meio do encontro, o representante do PV, Cid de Oliveira, fez uma homenagem ao empresário Marcelo Pelúcio, que fazia aniversário. Lembrando seu saudoso pai, José Candido de Oliveira, Cid presenteou o tucano com uma folha de papel em branco e disse que ali deveria escrever sua história com honra e dignidade.
Minutos antes, ao abrir os discursos, Pelucio havia lançado mão de sua pré-candidatura a prefeito, dizendo que a partir de então apenas trabalhará para a união do grupo. Atitude que foi elogiado por unanimidade.
O presidente do PC do B, Andre Gomes, falou em seguida e reiterou que a 3 Via já identificou o pedido de mudança da sociedade. “É algo que é real, a gente sente nas ruas. Ninguém quer este governo como muito menos retroagir à Era Camarinha.”
Num dos discursos mais inflamados, o jornalista José Ursílio, um dos pré-candidatos a prefeito pelo PSDB – em 2008 concorreu e obteve 15.379 na sua primeira eleição – agradeceu a presença do deputado Pedro Tobias e o apoio que vem recebendo após seu afastamento do jornal e das rádios e reafirmou que até março uma nova plataforma de mídia estará ativa na cidade.
Além disso, ressaltou que sua luta contra o mal e a quadrilha de saqueadores do dinheiro público chefiada pelo deputado Abelardo Camarinha e sua corja vai continuar. “Nessa cruzada o bem vai vencer o mal”.
Ele destacou ainda que em 30 anos de política Camarinha e o filho se tornaram uma das pessoas mais ricas de Marília, porém devido à ficha suja o deputado federal não pode ter bens em seu nome.
Ursílio ainda fez um alerta para aqueles que ainda acreditam que Vinícius é diferente do pai. “Tenho um amigo que diz que eles têm uma diferença sim: o filho é um milionário engomadinho engravatado”, disse.
Após Ursílio, foi a vez do ex-deputado Zuza falar. Ele também agradeceu a presença de Tobias com quem foi colega de Assembleia e reiterou que conta com o apoio do governador Geraldo Alckmin nas eleições deste ano.
Zuza é pré-candidato a prefeito e um dos candidatos com menor índice de rejeição. Em 2004 teve mais de 23 mil votos. Segundo ele, o grupo vai vencer as eleições de outubro deste ano se manter a união.
O penúltimo a falar foi o vereador Eduardo Nascimento que também não economizou críticas ao atual governo e a dupla de deputados que, segundo ele, nunca trouxe um centavo de investimentos para Marília nos últimos quatro anos.
“Como disse o ex-prefeito Theobaldo pai e filho são deputados de obras prontas, saquearam os cofres públicos nos últimos 20 anos, roubaram a merenda das crianças e agora querem posar de paladinos da moralidade Mas o povo sabe separar o joio do trigo”, disse.
Veja as fotos do evento
Ari Rezende, da Matra e do PMDB
Ari Rezende, Ursílio, Zuza e Pedro Tobias
Cavina, Marcelo Fernandes, Eduardo Nascimento e José Ursílio
Ex vereador Pedro Pavão cumprimenta Joisé Ursílio
Cid Candido, representante do PV
Jornalista José Ursílio, Zuza e deputado Pedro Tobias
José Ursílio fala no encontro suprapartidário
Professor Alonso, presidente do PT
Ursílio ao lado de Pelucio, coordenador do ITV
Marcos Rezende, presidente do PSD, com Ursílio e o sindicalista Pedro Tolentino
Theobaldo, ex-prefeito de Marília
Vereador Mario Coraini, deputado Tobias, Zuza e José Ursílio
Ursílio, com psicólogo Marcos Conforti e o ex-deputado Doreto Campanari
Ursílio com presidente do PC do B Andre Gomes e Pedro Tolentino
Deixe um comentário