Seleção de Pessoal
Sobre seleção de pessoal – vamos ponderar um pouco?
Por Celi Gonzales – Consultora de RH – Marília/SP
1- seleção precisa ser feita por especialista. (ponto)
Motivos:
a) a hora de trabalho de um empresário é muito cara para ser utilizada para este fim… calcule 5 horas para um processo completo e veja quanto isto lhe custou…
b) empresário precisa trabalhar no universo macro : empreender, buscar novos mercados, criar novos produtos/serviços, informar-se sobre o que anda acontecendo no mundo…
c) feeling não é instrumento de seleção : é preciso técnica pra isto…
d) a escolha de um candidato não é um trabalho espiritual, ou seja, nao precisa bater o santo do selecionador com o candidato…
e) é preciso ser imparcial o suficiente para nao ter nenhum interesse na pessoa e sim, no profissional…. avaliar perfil x candidato
f) é inadequado e amador fazer perguntas de ordem pessoal para selecionar um profissional. Ex: onde mora? quantos trabalham na sua casa? tem casa própria? e por aí vão as pesquisas que estão mais pra reunião íntima do que para processo seletivo.
RESUMINDO: SELEÇÃO PRECISA SER FEITA POR ESPECIALISTA.
Fonte: http://www.facebook.com/celi.psi
Celi selecionei seu texto exatamente por isso… O Brasil passa por todo esse processo de profissionalização, nosso país não é o mesmo da década de 70 porque o milagre econômico não existe mais e a competição mundial é muito acirrada. Portanto, ser empresário e sobreviver nesse “novo mundo” demanda focar a atenção naquilo que é inerente ao empreender e visão de futuro deixando a atividade de seleção para os profissionais preparados especificamente para o negócio, tal como, as áreas contábil e financeira além de outras.
CurtirCurtir