Aplicativo é nova arma contra crimes
Os usuários de smartphone contam agora com uma nova ‘arma’ no combate ao crime de furto e roubo de veículos. Trata-se do App (Aplicativo) “Sinesp Cidadão”, disponibilizado pelo MJ (Ministério da Justiça). O aplicativo é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, que permite ao cidadão brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para consultar informações de veículos registrados na base nacional do cadastro do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

– Foto: Amanda Vieira/JP
Com o aplicativo é possível verificar se há registros de furto ou roubo dos veículos e se o mesmo é clonado. O App foi lançado no dia 12 de dezembro de 2013 e até anteontem, segundo o Ministério da Justiça, foram registrados mais de 300 mil downloads, 2 milhões de consultas e 50 veículos recuperados e devolvidos aos verdadeiros donos em todo o país. Média de um carro recuperado por dia.
A mecânica do Sinesp Cidadão é bastante simples. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, o usuário visualizará uma tela com dois ícones — um com interrogação e outro com o desenho de um carro. Ao apertar o segundo ícone, uma nova tela se abrirá em sua página. Nela, o usuário pode digitar a placa do carro que esta pesquisando e o programa vai consultar online o registro deste veículo, apresentando o resultado em poucos segundos.
Para o empresário e palestrante Marcelo Pelucio, 48, o Ministério da Justiça acertou em disponibilizar o serviço através de um aplicativo, não só pela praticidade, como também pela rapidez em obter a informação. “O aplicativo é muito simples de usar, disponibiliza uma informação sintética de forma a não expor o dono do veículo, e a resposta é muito rápida. Já fiz diversas pesquisas desde que instalei e acho que isso vai oferecer muito mais segurança na hora de comprar um veículo”, disse.
por Gustavo Simi
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 16h32
Fonte: Jornal de Piracicaba (clique aqui)
Deixe um comentário